Revista Brasileira de Marketing

A Revista Brasileira de Marketing – REMark é uma publicação trimestral que tem como objetivo divulgar a produção científica brasileira na área de marketing. As opiniões e ideias contidas em seus artigos buscam expressar o melhor da produção acadêmica dos grupos de pesquisa de pós-graduação stricto sensu nacionais e, por esta razão, não está vinculada a nenhum deles em particular.

A REMark é uma iniciativa pioneira dos pesquisadores brasileiros visando abrir um espaço independente e exclusivo de discussão e divulgação dos temas que constituem o amplo domínio do Marketing enquanto disciplina científica. Por muito tempo este espaço ficou diluído entre as revistas científicas de administração, economia, engenharia da produção e correlatas. A REMark tem como grande objetivo servir como pólo de referência para a divulgação e consulta docente, discente e profissional deste campo específico de conhecimento, promovendo o seu avanço para a comunidade a ele vinculada.

A REMark adota as melhores práticas da editoração científica, com ajuda do Sistema Eletrônico de Editoração Científica – SEER, baseado este na plataforma aberta do Open Journal System – OJS e nas normas técnicas editoriais mais avançadas do país. Outra instância relevante é a equipe de avaliadores que trabalha de forma absolutamente independente avaliando os artigos e ensaios pela sistemática de Double Blind Review. O apoio logístico e de sistemas de acompanhamento é feito por intermédio do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração – PMDA – da Universidade Nove de Julho – UNINOVE – e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.

A partir da constituição do seu Conselho Editorial abrangente e representativo da comunidade nacional e internacional em marketing, a REMark nasce editorialmente independente dos departamentos que abrigam os grupos de pesquisa que lhe dão suporte, direto ou indireto. Assim, a estrutura construída não está somente comprometida com as melhores práticas editoriais existentes, mas também com o sólido propósito de gradativamente desenvolver uma revista temática de alcance nacional, ampliando os horizontes da área no Brasil.


Classificação no CAPES/QUALIS: B2

Flag Counter

Notícias

 

Chamada de Artigos

 

Prezado(a) Pesquisador(a),


 
Publicado: 2014-02-24 Mais...
 
Mais Notícias...

Vol. 13, No 3 (2014): Abril - Junho

Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 3, 2014

 

O contexto das pesquisas em marketing tem evoluído de maneira significativa no cenário internacional. Diversos pesquisadores e grupos de pesquisa têm procurado, no âmbito nacional, refletir as melhores práticas de pesquisa, seja pela exploração de teorias consideradas de relevância e de vanguarda por cientistas do marketing em todo o mundo, seja pela sofisticação do uso de metodologias que têm povoado os papers do mainstream das publicações internacionais.

Nós do Brazilian Journal of Marketing/BJM também temos procurado, na medida do possível, refletir tanto as práticas quanto a qualidade de publicação. Principalmente no que concerne a este último tópico, temos feito um esforço de internacionalização da publicação, esforço este que pode ser visto com a publicação do primeiro número especial deste ano, sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao Marketing. Não só conseguimos atrair pesquisadores de renome internacional, como também pesquisadores brasileiros que mais têm se destacado com suas publicações, especificamente acerca dos métodos sobre os quais escreveram.

Outra ação adotada por nós, e que já pode ser apreciada no contexto dos artigos que serão apresentados neste número é a abertura de espaços específicos ao longo do ano para fóruns dos principais encontros de Marketing no Brasil, dentre eles o EMA, o EnANPAD e o SEMEAD, de onde procuraremos captar os melhores trabalhos para submissão via fast track em nosso journal.

É com grande satisfação que passamos, portanto, a apresentar os dez artigos selecionados para o 3o número de 2014 do Brazilian Journal of Marketing/BJM. Para abrir o número, temos a pesquisa intitulada ATTITUDES TOWARDS ADS AND AGE: A STUDY IN SENIORS, dos pesquisadores Marta M. Estrada, Diego Monferrer, Miguel A. Moliner, Javier Sánchez. Na sequência, temos dois trabalhos acerca dos automóveis enquanto domínio substantivo para a aplicação das teorias de comportamento do consumidor, de comunicação e propaganda. São eles: DIGA-ME NO QUE ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS: ASPECTOS DE INFLUENCIA NOS JOVENS DA CLASSE C BRASILEIRA PARA ADQUIRIR AUTOMÓVEIS, dos autores Rafael Mendes Lübeck, Lucia Helena Andrade Fallavena, Fernando de Oliveira Santini e Cláudio Hoffmann Sampaio e ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO NA PROPAGANDA DE LANÇAMENTO DO CITROËN C3 PICASSO, de Edson Roberto Scharf e Aléssio Bessa Sarquis.

O quarto e o quinto artigos, de natureza mais teórica, trazem reflexões relevantes acerca do papel do marketing em contextos bastante singulares: a neurociência e a informalidade. O primeiro deles, REFLETINDO SOBRE A ÉTICA NA PRÁTICA DO NEUROMARKETING: A NEUROÉTICA, dos pesquisadores Marcos Ferreira Santos, Carlos Alberto Gonçalves, Plínio Rafael Reis Monteiro e Cid Gonçalves Filho, e o segundo, MARKETING INFORMAL: UM MODELO DE COMERCIALIZAÇÃO PAUTADO EM JEITINHO BRASILEIRO, INFORMALIDADE E EMPREENDEDORISMO, dos autores Gustavo Henrique Silva de Souza, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Nilton Cesar Lima e Jamerson Viegas Queiroz.

Dois outros domínios estudados pelo viés das teorias de marca e de segmentação de mercado, respectivamente, foram apresentados nos artigos OS DESAFIOS DA MARCA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, de Mehran Ramezanali, Maria José Barbosa de Souza e Amelia Silveira, e SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: O CASO DA SEGMENTAÇÃO DE ESPUMANTES, dos autores Valéria Riscarolli, Sandra Regina Silva dos Santos Souza, Leonel Cezar Rodrigues e Fabrícia Durieux Zucco.

Fechando o que podemos chamar de fluxo corrente dos artigos da Brazilian Journal of Marketing/BJM, temos a ótima pesquisa experimental intitulada A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO DA MARCA E NÍVEL DE PREÇO NA INTENÇÃO DE COMPRA: UM EXPERIMENTO COM PERFUMES DE LUXO, dos pesquisadores Deonir De Toni , Vinícius de Vargas Bacichetto, Gabriel Sperandio Milan, Fabiano Larentis.

Fórum EMA/SEMEAD: conforme apontamos no início deste editorial, estamos realizando um trabalho junto às organizações dos grandes eventos de Marketing no Brasil, com o objetivo de dar maior visibilidade aos trabalhos que receberem melhor classificação dos avaliadores desses congressos. Para compor os dez artigos deste número, foram escolhidos os seguintes trabalhos: MARKETING SOCIAL: ABORDAGEM HISTÓRICA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, de Gustavo Schneider, Fernando Bins Luce, apresentado no EMA 2014, e EFEITOS DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE COMPRAS COLETIVAS SOBRE O COMPORTAMENTO IMPULSIVO, dos autores Suzi Elen Ferreira Dias, Rosilene Maria dos Santos, Vinicius Martins, Giuliana Isabella, apresentado no SEMEAD 2013.

Com este número, fechamos o primeiro semestre de 2014 satisfeitos com o trabalho que estamos desenvolvendo, certos de que estamos contribuindo significativamente para o avanço dos estudos de Marketing no campo científico.

Para o segundo semestre do ano, esperamos, além das submissões correntes que vêm aumentando continuamente, conceder fast tracks para os trabalhos do EnANPAD 2014, assim como finalizar e publicar o segundo número especial sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados ao Marketing, novamente recheado de talentos nacionais e internacionais.

 

Bom segundo semestre e uma ótima leitura!

 

Otávio Freire

Editor Científico

 

Suzane Strehlau

Editora Adjunta

Sumário

Artigos

Attitudes Towards Ads and Age. A Study in Seniors PDF
Marta M. Estrada, Diego Monferrer, Miguel A. Moliner, Javier Sánchez 01-16
Diga-me No Que Andas e Te Direi Quem És: Aspectos de Influência Nos Jovens da Classe C Brasileira Para Adquirir Automóveis PDF
Rafael Mendes Lübeck, Lucia Helena Andrade Fallavena, Fernando de Oliveira Santini, Cláudio Hoffmann Sampaio 17-35
Análise Crítica do Discurso na Propaganda de Lançamento do Citroën C3 Picasso PDF
Edson Roberto Scharf, Aléssio Bessa Sarquis 36-48
Refletindo sobre a Ética na Prática do Neuromarketing: a Neuroética PDF
Marcos Ferreira Santos, Carlos Alberto Gonçalves, Plínio Rafael Reis Monteiro, Cid Gonçalves Filho 49-62
Marketing Informal: Um Modelo de Comercialização pautado em Jeitinho Brasileiro, Informalidade e Empreendedorismo PDF
Gustavo Henrique Silva de Souza, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Nilton Cesar Lima, Jamerson Viegas Queiroz 63-77
Os Desafios da Marca na Instituição de Ensino Superior PDF
Mehran Ramezanali, Maria José Barbosa de Souza, Amelia Silveira 78-89
Segmentação de Mercado em Empresas de Base Tecnológica: O caso da Segmentação de Espumantes PDF
Valéria Riscarolli, Sandra Regina Silva dos Santos Souza, Leonel Cezar Rodrigues, Fabrícia Durieux Zucco 90-107
A Relação entre Conhecimento da Marca e Nível de Preço na Intenção de Compra: Um Experimento com Perfumes de Luxo PDF
Deonir De Toni, Vinícius de Vargas Bacichetto, Gabriel Sperandio Milan, Fabiano Larentis 108-124
Marketing Social: Abordagem Histórica e Desafios Contemporâneos PDF
Gustavo Schneider, Fernando Bins Luce 125-137
Efeitos das Estratégias de Marketing de Compras Coletivas Sobre o Comportamento Impulsivo PDF
Suzi Elen Ferreira Dias, Rosilene Maria dos Santos, Vinicius Martins, Giuliana Isabella 138-151


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Revista Brasileira de Marketing ISSN: 2177-5184

Logotipo do Cabell´s Logotipo do Sumários Logotipo DIADORIM Logotipo DOAJ Logotipo do EBSCO

Logotipo do GATE JOURNALS Logotipo do ProQuest Logotipo SPELL Logotipo Sumários Logotipo do Ulrich