Revista Brasileira de Marketing, Vol. 18, No 1 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO NAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO​ DE EXPLORATION E EXPLOITATION​ E NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Luana Kava, Simone Regina Didonet

Resumo


Objetivo: O presente estudo buscou verificar a influência da orientação para o mercado (OM) na estratégias de inovação de exploitation e exploration e também no desempenho organizacional.

Método: A pesquisa foi realizada com proprietários e gestores de empresas da indústria de alimentos no Brasil, por meio de um questionário online e coleta de dados pessoalmente. A amostra final consistiu de 112 empresas do sul e sudeste brasileiro. Os dados foram inicialmente analisados com as estatísticas descritivas com auxílio do software SPSS. Posteriormente, foi aplicada a modelagem de equações estruturais no teste de hipóteses.

Relevância: Apesar dos recentes desenvolvimentos na literatura sobre os temas de orientação para o mercado, estratégias de inovação de exploitation e exploration, duas lacunas teóricas foram identificadas no estudo proposto:  (1) quanto a OM contribui para estratégias de inovação de exploitation e exploration, e (2) quanto a OM contribui para o desempenho organizacional quando as empresas utilizam as estratégias de inovação exploitativas e explorativas.

Resultados: Os resultados deste estudo indicam que empresas orientadas ao mercado podem atingir ambas as estratégias de inovação (exploitation e exploration). Outro achado indica que empresas orientadas ao mercado podem potencializar o desempenho organizacional ao desenvolver estratégias de inovação de exploration e estratégias de inovação de exploitation.

Contribuições teóricas: A compreensão de quanto o conhecimento de mercado, advindo da OM, pode contribuir para as estratégias de inovação de produtos, tecnologia e capacidades além das existentes e as inovações incrementais. Além de quanto estas relações podem promover o desempenho organizacional, que pode auxiliar no entendimento de quanto as empresas orientadas ao mercado precisam investir recursos em estratégias de inovação. 



ReMark, REMark, Rev. Bras. Mark., São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2177-5184

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Flag Counter