Revista Brasileira de Marketing, Vol. 18, No 1 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Vivências de uma Campanha para Afirmação de Identidade de uma Unidade Universitária Federal no Interior de um Estado Brasileiro

Silvane Brand Fabrizio, Cleomar Marcos Fabrizio, Fernanda Buriol, Damaris Casaroto

Resumo


 

Objetivo: O presente artigo visa apresentar as vivências oriundas de uma campanha identitária, A campanha surgiu do interesse em consolidar a imagem de uma universidade federal, presente na região por meio de um centro de educação superior, junto à comunidade interna e externa.

 

Método: Realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso com os servidores e alunos da unidade, e ainda, com os habitantes do município em que a universidade se localiza. São apresentados aspectos históricos da implantação da unidade de ensino, a elaboração e os desdobramentos da campanha, os resultados alcançados até o presente momento.

 

Originalidade/Relevância: Torna-se expressivo apresentar uma pesquisa com levantamento de dados sobre a cultura do nome designado a partir da implantação de uma nova unidade, criou-se o costume da comunidade reportar-se à unidade de educação superior, usando o nome do centro, isolando-se da referência à universidade federal a qual esse centro pertence.

 

Resultados: Os resultados evidenciam que a campanha atingiu repercussão satisfatória no público interno da instituição, porém ainda há muito a ser trabalhado no quesito conscientização para os resultados pretendidos. Por outro lado, acredita-se que o público externo está se acostumando com a identidade da unidade, mas com o decorrer do tempo espera-se superar esse gap.

 

Contribuições teóricas/metodológica: A contribuição do estudo para a área de Marketing está em fornecer informações sobre a consolidação da imagem de uma instituição, com o propósito de auxiliar na tomada de decisão dos gestores.

 


Texto Completo: pdf-En PDF

ReMark, REMark, Rev. Bras. Mark., São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2177-5184

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Flag Counter