Revista Brasileira de Marketing, Vol. 18, No 1 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Superando a contaminação e comprando produtos usados

Júlio César Costa Júnior, Paulo Marcelo Bechara Carvalho Filho, Taciana Barros Jerônimo, Francisco Vicente Sales Melo

Resumo


Objetivo: O objetivo deste trabalho foi confirmar a ocorrência do fenômeno da contaminação de um item pelo seu proprietário, em uma perspectiva antropológica. Também, buscou-se investigar a influência deste e de outros elementos, como a consciência no consumo e a renda, sobre a propensão do indivíduo à compra de produtos usados.

 

Relevância: Apesar da popularidade da compra de usados por meio de plataformas virtuais e das consequências positivas para o bem estar do consumidor, as motivações que levam a este comportamento parecem pouco definidas. Outrossim, há barreiras relacionadas à aquisição destes itens que transcendem a racionalidade e lógica quanto ao comportamento de compra.

 

Método: Foi realizada uma investigação quantitativa com survey eletrônico aplicado à amostra do tipo conveniência. Os dados coletados foram analisados por meio de testes estatísticos descritivos, correlacionais, análise fatorial exploratória, ANOVA de um fator e testes GLM (General Linear Model).

 

Contribuições teóricas/metodológicas: As principais contribuições acadêmicas da pesquisa concernem a constatação da existência do fenômeno da contaminação e ao desenvolvimento de um instrumento para mensurar este construto.

 

Resultados: Os resultados encontrados confirmam a existência do fenômeno da contaminação, em uma perspectiva antropológica, e a hipótese genérica de um consumidor maximizador de valor cuja atitude positiva para o consumo consciente não costuma resultar em comportamentos condizentes. No entanto, em desacordo com outras pesquisas, verificou-se que a predisposição à compra de produtos usados não está associada significativamente à renda.

 

 


Texto Completo: pdf-En PDF

ReMark, REMark, Rev. Bras. Mark., São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2177-5184

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Flag Counter