Revista Brasileira de Marketing, Vol. 18, No 1 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

APLICABILIDADE DA TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DA TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE STREAMING MUSICAL EM JOVENS USUÁRIOS

Luis Hernan Contreras Pinochet, Guilherme Neves Nunes, Eliane Herrero

Resumo


Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a aplicabilidade do modelo Unified Theory of Acceptance and use of Technology 2 (UTAUT2), desenvolvido por Venkatesh, Thong e Xu (2012), sobre aceitação e utilização de serviço de streaming musical por estudantes universitários.

Método: Assim, este estudo não se propõe a realizar uma replicação de pesquisa, mas sim a utilização de um modelo teórico consagrado. A pesquisa, do tipo survey, contemplou uma amostra final de 419 indivíduos, cujos dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com estimação por Partial Least Square (PLS), para verificar as relações diretas e indiretas do modelo original.

Resultados: A variável latente Condições Facilitadoras não se sustentou no modelo na fase de ajustamento, pois o perfil analisado demonstra facilidade e uso intuitivo no acesso a esse tipo de infraestrutura. Ademais, os resultados demonstraram que a maior parte do modelo é válida para o serviço de streaming musical, com exceção da Expectativa de Esforço para Intenção de Uso e Motivação Hedônica para Intenção de Uso.

Contribuições teóricas: Verificou-se que o construto Hábito é altamente relevante para o consumo desses serviços, possibilitando que as empresas busquem alternativas para a geração de maior motivação e engajamento com os aplicativos e sites que estimulem o consumidor.

Originalidade/Relevância: O uso do modelo UTAUT 2, para analisar o fenômeno da tecnologia streaming, é relevante para a compreensão dos seus efeitos.




ReMark, REMark, Rev. Bras. Mark., São Paulo, SP, Brasil. e-ISSN: 2177-5184

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Flag Counter