Revista Brasileira de Marketing, Vol. 18, No 4 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A estratégia de semeadura no marketing político boca a boca: Mapeamento e Análise de uma Rede de Apoiadores Políticos

Fagner Oliveira Dias, Edgar Reyes Jr, Flávio Saab

Resumo


Resumo

 

Objetivo: realizar o mapeamento e a análise da rede de apoiadores políticos, descrever suas características pessoais e percepções de um deputado ideal e do candidato na propensão e disseminação boca a boca da informação.

Método: A metodologia utilizada foi a análise da rede social (ARS) de uma rede egocêntrica, com nove atores sementes entrevistados, obtendo um total de 31 entrevistados e 232 atores. Foram analisadas as centralidades de grau, intermediação e poder de Bonacich para identificação dos atores privilegiados da rede e analisado suas características.

Originalidade/Relevância: falta de estudos das características dos atores aliada à sua centralidade na estratégia de semeadura, disseminação e manutenção da reputação do ator político.

Resultados: As características dos apoiadores mais centrais na rede refletem os laços de confiança construídos e que depositam no candidato por motivação ideológica e de amizade, sendo os mais propensos a um marketing boca a boca com maior efetividade. Obteve-se ainda que os aspectos percebidos de um deputado ideal são honestidade, capacidade de trabalho e ouvir a população.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui academicamente para a análise de redes sociais dentro do marketing e contribui para a análise das características dos atores na melhoria do desempenho na estratégia de semeadura no marketing boca a boca.

Contribuições para a gestão: contribui para a aplicação da estratégia de semeadura da informação no marketing viral na rede, otimizando os recursos e obtendo um desempenho até oito vezes maior que o de uma semeadura sem foco nos atores-chaves.

Palavras-chave: marketing político, estratégia de semeadura, apoiadores políticos, boca a boca, reputação, redes sociais.