Vol. 12, No 2 (2013)

Abril - Junho

Editorial BJM/ReMARK vol. 12, n. 2, 2013

Caros leitores,

É com grande satisfação que apresentamos o segundo volume da Revista Brasileira de Marketing de 2013. Vale lembrar que, conforme sinalizado já no final de 2012, temos como meta a publicação de mais dois volumes ainda este ano e, devido ao grande número de submissões que temos recebido, este objetivo certamente será cumprido.

A grande dificuldade ainda reside na captação e seleção de avaliadores em condições de desenvolver pareceres que enriqueçam o desenvolvimento das submissões, promovendo diálogos frutíferos com os pesquisadores-autores, mesmo quando o artigo acaba não sendo aceito para publicação na ReMARK. Essa dificuldade, vale ressaltar, é tanto numérica, pois precisamos aumentar, e muito, o número de avaliadores, quanto técnica, ou seja, esse aumento precisa, necessariamente, ser acompanhado de alta qualidade e capacidade técnica para o processo de avaliação.

Nesse sentido, conclamamos a comunidade de pesquisadores de Marketing para que, além de submeterem seus trabalhos à ReMARK, inscrevam-se como pareceristas. Solicitamos, ainda, que estendam o convite a suas redes de pesquisadores e parceiros, na crença de que o resultado não pode ser outro, além do benefício conjunto do Marketing, no âmbito da Administração e das Ciências Sociais Aplicadas.

Conforme já havíamos feito no volume anterior, foram aprovados 10 artigos, que versam acerca das mais variadas temáticas e métodos na seara do Marketing. E, para abrir este número, apresentamos o artigo I Saw it in the Movies, but Does it Matter? Product Placement in a Cross Cultural Study Between Brazil and the USA, dos pesquisadores Ricardo Boeing, André Torres Urdan e James William Gentry. O segundo artigo, desenvolvido pelos pesquisadores Marcos Gonçalves Ávila e Paula Fogacci de Farias, é intitulado “A Heurística de Afeto e o Conceito de ‘Avaliabilidade’: Experimentos no Contexto Brasileiro”.

O terceiro artigo deste volume apresenta uma discussão bastante relevante para melhor entender como o Marketing é visto por colegas pesquisadores de outras áreas, trabalho este desenvolvido por Cleo Schmitt Silveira, Priscila Silva Esteves e Carlos Alberto Vargas Rossi, intitulado “O que os Outros Pensam Sobre Marketing? A Contribuição da Disciplina para as Ciências Sociais”. Estendendo o estudo para o campo gerencial do Marketing, temos o artigo “Avaliação do Nível de Conhecimento e da Utilização do Planejamento de Marketing pelos Profissionais da Área”, desenvolvido por Graziela Oste Graziano, Paulo Bareli, Valéria Rueda Elias Spers e Yeda Cirera Oswaldo.

Versando sobre Gestão de Marketing e elementos do Mix de Marketing, três artigos merecem destaque para este número: “A Influência da Promoção de Vendas na Captação de Clientes: um Estudo na Hotelaria Catarinense”, de Tiago Savi Mondo e Jane Iara Pereira da Costa; “Mensuração do Mix de Marketing de Serviços, da Satisfação e da Lealdade em Clientes de um Banco de Varejo”, de Bruno Brito Pereira de Souza, Marlusa Mendonça Gosling e Carlos Alberto Gonçalves; e “Segmentação de Consumidores de Serviços Bancários: um Estudo Exploratório”, de Regiane Bueno e Ana Akemi Ikeda.

Fechando este número, destacamos três artigos que abordam perspectivas psicossociais do consumo a partir do gênero e das subculturas. São eles: Diferencias de Género en la Motivación y en las Formas de Disposición de Productos aún Utilizables y Dejados de Usar, en un Entorno Colectivista de Alta Masculinidad, de Jorge Aníbal Cruz Cárdenas; “Subcultura Cosplay: a Extensão do Self em um Grupo de Consumo”, de Renata Andreoni Barboza; e “Salto Alto: um Estudo sobre Personalidade e Consciência de Moda”, das pesquisadoras Suzane Strehlau, Ana Cláudia Espírito Santo e Laura Welter.

Boa leitura a todos!

 

Otávio Freire - Editor Científico

Sumário

Artigos

I Saw it in the Movies, But Does That Matter? Product Placement in a Cross Cultural Study Between Brazil and the USA
Ricardo Boeing, André Torres Urdan, James William Gentry 1-28
A Heurística do Afeto e o Conceito de “Avaliabilidade”: Experimentos no Contexto Brasileiro PDF
Marcos Gonçalves Avila, Paula Fogacci de Farias 29-48
O Que os Outros Pensam sobre Marketing? A Contribuição da Disciplina para as Ciências Sociais PDF
Cleo Schmitt Silveira, Priscila Silva Esteves, Carlos Alberto Vargas Rossi 49-69
Avaliação do Nível de Conhecimento e da Utilização do Planejamento de Marketing pelos Profissionais da Área PDF
Graziela Oste Graziano, Paulo Bareli, Valéria Rueda Elias Spers, Yeda Cirera Oswaldo 70-86
A Influência da Promoção de Vendas na Captação de Clientes: Um Estudo na Hotelaria Catarinense PDF
Tiago Savi Mondo, Jane Iara Pereira da Costa 87-107
Mensuração do Mix de Marketing de Serviços, da Satisfação e da Lealdade em Clientes de um Banco de Varejo PDF
Bruno Brito Pereira de Souza, Marlusa Mendonça Gosling, Carlos Alberto Gonçalves 108-132
Segmentação de Consumidores de Produtos e Serviços Bancários: um Estudo Exploratório PDF
Regiane Bueno, Ana Akemi Ikeda 133-157
Diferencias de Género en la Motivación y en los Métodos de Disposición de Productos en un Entorno Colectivista de Alta Masculinidad PDF
Jorge Aníbal Cruz-Cárdenas 158-179
Subcultura Cosplay: a Extensão do Self em um Grupo de Consumo PDF
Renata Andreoni Barboza, Rogério Ramalho da Silva 180-202
Salto Alto: um Estudo Sobre Personalidade e Consciência de Moda PDF
Suzane Strehlau, Ana Claudia Espirito Santo, Laura Welter 203-225


ISSN: 2177-5184